
Imagem Pessoal vs Inteligência Artificial
Já há muito tempo que quero vir aqui falar sobre este tema.
Sobre como […]
É verdade que um armário cápsula é composto, no máximo, por 30 peças que têm de ser pretas, brancas e bege? Temos mesmo de ter calças de alfaiataria?
Lamento desiludir-te, mas isso não é verdade.
Vejo tanto conteúdo sobre este tema nas redes sociais, e o pior é que, muitas vezes, vem de quem não tem qualquer formação na área, que resolvi escrever sobre o assunto.
De forma bastante sucinta: o que é, afinal, um armário cápsula?
Criar um armário cápsula não é apenas escolher peças neutras e “versáteis”.
É um processo que envolve análise de estilo pessoal e identidade visual, estudo de proporções corporais, conhecimento sobre harmonia de cores, contraste pessoal e texturas, e adequação ao estilo de vida real de cada pessoa.
Tudo isto é cruzado com o teu estilo de vida. Com o tipo de trabalho que tens, o ambiente onde vives, as tuas rotinas e necessidades práticas. Não serve de nada ter um armário perfeito no papel se não te acompanha no teu dia-a-dia.
Sem esta estrutura, o resultado pode até parecer minimalista, mas não será funcional nem personalizado. Será apenas uma coleção aleatória de roupas “básicas” que, no fim, não refletem quem tu és.
O ponto crucial sobre ter uma cápsula não é ter poucas peças, é ter as peças certas para ti.
Falar de armário cápsula sem formação técnica banaliza o conceito.
O facto de muitas influenciadoras reduzem o armário cápsula a “ter poucas peças” ou “usar tons neutros” isto distorce completamente o propósito da ferramenta
Um armário cápsula não é sobre quantidade, é sobre estratégia e coerência visual que são duas coisas que exigem metodologia profissional.
Muitas vezes o que se diz nas redes sociais não é verdade e confunde-se armário cápsula com um guarda-roupa simples ou minimalista. Mas ter uma cápsula não é ser minimalista, e o estilo minimalista também não é exatamente aquilo que se diz por aí (mas isso fica para outro artigo).
Um armário cápsula é funcionalidade com identidade. Pode ser colorido, ousado e até conter estampados, desde que seja coerente contigo.
No fundo, quando te sentes perdida, sem saber o que vestir, ou quando olhas para o armário cheio e mesmo assim sentes que não tens nada para vestir, a solução não é construir um armário cápsula à pressa, muito menos comprar roupa só porque a influenciadora A, B ou C diz que tens de ter um blazer preto.
Um armário cápsula bem construído envolve reflexão sobre consumo, imagem e propósito, alfo que vai muito além de simplesmente comprar as peças certas.
Quando uma influenciadora fala do tema sem esse enquadramento, reduz uma ferramenta de desenvolvimento pessoal a uma tendência de moda.
E a verdade é que, muitas vezes, usa o termo “armário cápsula” apenas como gatilho para captar a tua atenção, enquanto promove marcas e produtos que te levam a gastar dinheiro em coisas de que provavelmente nem precisas.
xoxo, naty girl

Já há muito tempo que quero vir aqui falar sobre este tema.
Sobre como […]

Descobre as principais tendências de nail art para o outono-inverno 2025. Do vermelho […]

Já falei publicamente sobre o facto de haver tanta desinformação em torno da […]

Mas afinal o que é um Armário Cápsula? É verdade que um armário […]

xoxo naty girl
Comecei este texto pelo final, já sabia como queria assinar os […]